terça-feira, 1 de novembro de 2011

PROGRAMA HARMONIA BRASIL Nº 12

PROGRAMA HARMONIA BRASIL Nº 12
27/10/2011

1ª Parte

Olá amigos, boa noite. Está entrando no ar pelas ondas tranquilas da Universitária 104,7 FM mais um Harmonia Brasil, a voz da música instrumental brasileira.
A apresentação é deste que vos fala, PC Nascimento, a produção é de Pierre Debbané, e o apoio cultural é do Estúdio Novaarte.
Na programação de hoje, Harmonia Brasil de nº12, uma seleção variada de nosso cancioneiro popular instrumental. Vamos ouvir também os arranjos dos maestros Rogerio Duprat, Lyndolpho Gaya, Guerra Peixe, Severino Araujo e muito mais.

Seqüência Musical 1º bloco

01 – O que será – 5'24”
02 – A banda – 4'04”
03 – Chovendo na roseira – 5'33”
04 – Insensatez – 3'33”

total: 18'34”

Ouvimos com arranjos e orquestrações de Guerra Peixe, compositor, arranjador e maestro, que aos sete anos de idade já tocava violão, violino e piano de ouvido, O que será e A banda, de Chico Buarque, e Chovendo na Roseira e Insensatez, de Antonio Carlos Jobim.


Sequência musical do 2º bloco.

05 – Funky Street - 2'54”
06 – Mrs. Robinson - 2'33”
07 – I say a little pray for you - 2'41”

Total: 8'08”

Você deve estar perguntando o que essas músicas estão fazendo aqui. A resposta é Erlon Chaves. Maestro, arranjador, criador do Festival Internacional da Canção, sempre aberto a tudo que contivesse ritmo e balanço e por isso mesmo sempre mal visto pelos nacionalistas de plantão.


Harmonia Brasil a voz da música instrumental brasileira.

Sequência musical do 3º bloco.

08 – Travessia - 2'05”
09 – São os do norte que vem - 2'00”
10 – Alegria, alegria - 2'38”
11 – Domingo no Parque – 3'20”

total: 10'03”

Ouvimos com arranjos e regências de Rogerio Duprat, maestro e arranjador da Tropicalia, para quem a música sempre foi uma grande brincadeira, e Lindolpho Gaya, maestro e arranjador de centenas de músicas da nossa MPB, Travessia de Milton e Fernando Brandt, São os do norte que vem, de Capiba, Alegria, alegria de Caetano e Veloso e Domingo no Parque de Gilberto Gil.

Sequencia Musical do 4º bloco

12 – Despedida da Mangueira - 3'17”
13 – Chega de saudade - 3'38”
14 – Primavera – 3'48”
15 – Eu e a brisa – 6'36”
16 – Brasil Pandeiro – 3'58”

total: 21'27”

Ouvimos Despedida da mangueira de Benedito Lacerda e Aldo Cabral com Zé da Velha no trombone e Silverio Pontes, no trompete.
Chega de Saudade, de Antonio Carlos Jobim, com a Orquestra Tabajara de Severino Araujo.
Primavera, de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, no trombone primoroso de Raul de Souza.
Eu e a brisa, de Johny Alf, com a Banda Mantiqueira, arranjos de Nailor Proveta e solos de Waldir Ferreira no trombone e Ubaldo Versolato na flauta. E por fim, Brasil Pandeiro, de Assis Valente com Paulo Moura e a Banda Gafieira etc e tal.

Harmonia Brasil, vai para um breve intervalo e volta já já com mais música para você.

2ª parte

Estamos de volta com Harmonia Brasil a voz da música instrumental brasileira.



Sequencia Musical do 5º bloco



17 – Qui nem jiló – 3'57”
18 – Que pena – 2'31”
19 – Na boca do povo – 3'11”
20 – De papo pro ar – 2'14”
21 – Brejeiro – 1'59”
22 – Pombo-correio - 2”38”


total: 16'30”

Ouvimos Qui nem jiló, de Luiz gonzaga e Humberto Teixeira, com Carlos Malta na flauta baixo e no pife.
Que Pena, de Jorge Benjor, com o Trio Som Tres de Cesar Camargo Mariano na versão remix do DJ Janot.
Na boca do povo, de Renato Piau e Arnaud Rodrigues, com Renato Piau no violão e a participação especial de Sebastião Tapajós.
De papo pro ar, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano, e Brejeiro, de Ernesto Nazareth, no violão especial de José de Menezes. Por fim, Pombo-correio, de Carolina Cardoso de Menezes, com ela ao piano.


Sequencia musical do 6º bloco

23 – Oriental - 2'55”
24 – Gente Humilde – 2'37”
25 – Chorinho pro miudinho – 2'50”
26 – Carinhoso - 6'36”

Total: 14'58”

Ouvimos Oriental, choro de Altamiro Carrilho, com ele e seu regional. Gente Humilde, belíssima composição de Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque, na interpretação não menos linda de Radamés Gnatalli e Raphael Rabelo. Chorinho pro Miudinho, de Dominguinhos, com ele no acordeon.
Depois foi a vez de Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, na versão inspirada de Hermeto Pascoal.



Sequencia musical do 7º bloco
27 – Aquelas coisas todas – 9'09'
28 – Trilhos urbanos – 4'43”
29 – Garoto – 2'32”
30 – Festa na taba - 4'46”

total: 21'09”

Ouvimos Aquelas coisas todas, de Toninho Horta, com Raul de Souza e Conrad Herwig nos trombones, Felipe Lamoglia no sax tenor, Vinicius Dorin no sax soprano e arranjos do Maestro Branco.
Trilhos urbanos, de Caetano Veloso, com Rildo Hora na gaita, Misael Hora nos teclados, Luizão Maia no baixo elétrico, Teo Lima na bateria e Zé Carlos na guitarra.
E Garoto, de Tom Jobim, com Tom no piano, Raphael Rabelo no violão e Leo Gandelman no sax soprano. E Festa na taba, de Laercio de Freitas.


Bem querido ouvinte, o programa Harmonia Brasil de hoje chegou ao fim. Mas a noite continua na Universitária FM. Esperamos que você tenha gostado e que nos encontremos na próxima quinta-feira para mais um Harmonia Brasil, a voz da música instrumental brasileira que tem apresentação de PC Nascimento, produção de Pierre Debbané e o apoio cultural do Estúdio Novaarte. ..
Boa noite e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário