segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROGRAMA HARMONIA BRASIL Nº 7

PROGRAMA HARMONIA BRASIL Nº 7
22/09/2011

Olá amigos, pelas ondas primaveris da Universtária FM / mais um Harmonia Brasil, / a voz da música instrumental brasileira. Que tem a apresentação de PC Nascimento, / produção de Pierre Debbané,/ e apoio cultural do Estúdio Novaarte /
No programa de hoje, vamos viajar pela música do Zimbo Trio, longevo e brilhante trio de nossa cena musical, reviver choros e sambas imortais e muito mais.

Harmonia Brasil...

Sequencia Musical do 1º bloco

01 – Rio – 6'03”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bastos, com Raul de Souza no trombone e arranjos do Maestro Branco.
02 – Espraiado – 6'08”, de Rildo Hora e Sergio Cabral, com Rildo Hora na Gaita.
03 – Samba do avião – 5'19”, de A. Carlos Jobim com Raphael Rabello ao violão e a participação de Paco de Lucia no violão solo.


Sequência musical do 2º bloco

04 – Retrato em branco e preto, de Tom Jobim e Chico Buarque, com Eliane Elias ao piano e Toots Thielemans na gaita
05 – Lamentos no morro, de Garoto, com Raphael Rabello no violão
06 – Esperança de Oscar Castro Neves com ele ao violão.
07 – Bem-te-vi, de Tio Bilia com Renato Borghetti na gaita de ponto.

Sequencia Musical do 3º bloco

08 – Só Saudade de Newton Mendonça e A. C. Jobim / na guitarra intimista e impressionista de Helio Delmiro
09 – Forro pro Pedro, de Hermeto Paschoal com ele nos teclados e Oswaldinho do Acordeon na sanfona.
10 – Vibrações, composição e interpretação do genial Jacob do Bandolim.


Hamilton Godoy, paulista, no piano, Rubens Barsotti, o Rubinho, paulista na bateria e Luiz Chaves, paraense no baixo, formaram um dos mais extraordinários trios da musica instrumental brasileira. Músicos que se formaram sob a influencia do jazz, do samba e da bossa-nova tiveram participação ativa em momentos marcantes de nossa história musical, gravando com Elizeth Cardoso, Elis Regina e outros grandes de nossa música popular.
Vamos ouvir uma sequencia de gravações que se iniciaram em 1964 e prosseguiram ano a ano, mostrando a evolução e o talento do Zimbo Trio.



Sequencia musical do 4º bloco

11 – Zimbo Samba,
12 – Diz que fui por aí
13 – Balanço Zona sul
14 – Reza


Ouvimos Zimbo Trio em gravações de 1964 tocando Zimbo Samba de Adylson Godoy e Diz que fui por Aí de Zé Kéti. Em gravação de 1965, Balanço zona sul de Tito Madi e Reza de Edu Lobo e Ruy Guerra.


Em 1966 os ainda rapazes do Zimbo Trio gravam seu terceiro LP, consolidando o sucesso de sua carreira que nunca abriu concessões à qualidade do repertório e à proposta de tocar música popular de alta qualidade.

Sequencia musical do 5º bloco

15 – Kao-Xango
16 – Pra machucar meu coração
17 – Disparada
18 – Quem te viu, quem te vê

Ouvimos, Zimbo Trio em gravação de 1966, Kao-Xango de Johnny Alf e Pra machucar meu coração de Ary Barroso. E em gravação de 1967, no LP ´`E tempo de Samba” ouvimos Disparada de Geraldo Vandré e Theo de Barros e Quem te viu quem te vê de Chico Buarque. Os arranjos de corda são de Luiz Chaves, que de ex-violeiro de regional no Pará se transformava em grande arranjador das maiorias das músicas do Zimbo Trio.


Em 1968 o Zimbo Trio continua a produzir e a gravar. Ouçamos o comentário de Chico Buarque sobre o Zimbo Trio: É desnecassário lembrar a posição do Zimbo Trio dentro do panorama da nossa música popular. A escola que o seguiu dá uma ideia de sua importância. Todavia minha leiga admiração de platéia e torcida era pequena comparada ao reconhecimento lúcido que me valeu o contato com seus integrantes. A musicalidade de Luiz Chaves, Amilton e Rubinho ultrapassa as pautas e invade as linhas tortas da vida. Opinião de Chico Buarque. Ouçamos o que pensava o Zimbo Trio da música de Chico.

Sequencia musical do 6º bloco

19 – Roda Viva
20- Carolina
21 – Travessia

Ouvimos Zimbo Trio com Roda Viva e Carolina de Chico Buarque e Travessia de Milton Nascimento e Fernando Brandt.

Em 1969 o Zimbo Trio convida o maestro e arranjador Cyro Pereira para produzir o LP Decisão. Um grupo de sopros reuniu excelentes instrumentistas ao balanço provocante do Zimbo Trio

Sequencia musical do 7º bloco

22 – Feitio de oração
23 – Sentinela
24 – Vera Cruz

Ouvimos Zimbo Trio, gravações de 1969, Feitio de Oração de Noel Rosa e Vadico, Sentinela de Milton e Fernando Brandt e Vera Cruz de Milton e Marcio Borges.

Participe do nosso programa pelo blog programaharmoniabrasil.blogspot.com. Deixe lá suas críticas e sugestões.

Sequencia musical do 8º bloco

25 – Ronda/Sampa
26 – 1 x 0
27 – Samba do Urubu


Ouvimos ronda de Paulo Vanzoline e Sampa de Caetano Veloso com Paulo Moura e Raphael Rabello.
1 x 0 de Pixinguinha e Benedito Lacerda, e Samba do Urubu de Pixinguinha, com o solo virtuoso de Altamiro Carrilho, nas ultimas gravações de Pixinguinha realizadas em 1971 e produzidas por Herminio Bello de Carvalho que foram relançadas em 1977 com o título de São Pixinguinha.

Sequencia musical do 9º bloco

28 – Janela de Ouro
29 – Dia de Verão
30 – Pipoca

Ouvimos, Janela de Ouro de Egberto Gismonti, Dia de Verão de Eumir Deodato e Pipoca de Hermeto Paschoal com ele e Sergio Mendes nos teclados./

Sequencia musical do 10º bloco
31 – Mas que nada
32 – Corcovado


Ouvimos com o Zimbo Trio, de Jorge Ben Jor Mas que nada e de A. C. Jobim, Corcovado.

Bem querido internauta e ouvinte, o Harmonia Brasil de Hoje chegou ao fim, mas a noite continua na Universitária FM. Agradecemos a colaboração do Dr. Hugo Musso que nos presenteou com uma caixa maravilhosa do Zimbo Trio e que contribuiu com o nosso especial de hoje. Esperamos que você tenha gostado e que nos encontremos novamente na próxima quinta-feira para mais um Harmonia Brasil, a voz da música instrumental brasileira que tem apresentação de PC Nascimento, produção de Pierre Debbané e apoio cultural do Estúdio Novaarte
Boa noite e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário