terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROGRAMA HARMONIA BRASIL Nº 6

PROGRAMA HARMONIA BRASIL Nº 6
15/09/2011


Olá amigos, bem-vindos às ondas inspiradas da Universtária FM, para mais um Harmonia Brasil, a voz da música instrumental brasileira. Que tem a apresentação de PC Nascimento, produção de Pierre Debbané, apoio cultural do Estúdio Novaarte e a participação mais do que especial de você, nosso querido ouvinte e internauta.
No programa de hoje, vamos viajar pelo samba-bossa-jazz dos anos 60, conhecer um pouco do universo musical de K-ximbinho e muito mais.

Sequencia Musical do 1º bloco

01 – Brejeiro, de Ernesto Nazareth,
02 – Assanhado, de Jacob do Bandolin
03 – Viver para sorrir , de Mu e Armandinho, com a A cor do Som, grupo baiano que refrescou a música brasileira nos anos 80.

 
A seguir uma sequência com um trio Paulista formado na década de 60, o Sansa Trio, formado por José Briamonte ao Piano, José Ordonez no contrabaixo e Lauro Bonilha na bateria. Participam ainda dessa gravação três sopros muito competentes: Os trombonistas Bill e Ditinho e o pistonista Maguinho. As gravações são de 1964.

Sequência musical do 2º bloco

04 – Samba em blue, de Sonny Rollins
05 – Vivo sonhando, de A. C. Jobim,
06 – Samba de verão, de Marcos e P. S. Valle
07 - Primavera, de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes.

Prosseguindo com nossa viagem pelo samba-bossa-jazz vamos ouvir agora um grupo cuja formação é um mistério. Só sabemos da presença de Walter Vanderlei nos pianos e teclados. Com o nome de Quarteto Bossamba esse trabalho foi produzido pela Som Maior Discos que não pode divulgar os integrantes do conjunto por pertencerem eles a outras grravadoras. Mas pela qualidade das interpretações, só podiam se tratar de grandes feras. Vamos a elas:

Sequencia Musical do 3º bloco

08 – Nanâ, de Moacyr Santos
09 – Canto de Ossanha, de Baden e Vinicius
10 – Chuva, de Durval Ferreira e Pedro Camargo
11 – Chegança, de Edu Lobo e Oduvaldo Viana Filho
12 – Maria Bonita, de Carlos Lira e Vinicius de Moraes
13 – Tempinho bom, de Eumir Deodato

Nascido Sebastião Barros em janeiro de 1917 no Rio Grande do Norte, torna-se
K-Ximbinho, em outro Rio, o de Janeiro, que escolhe para si como seu, juntamente com o apelido. Uma referência ao 'cachimbo' como era conhecido afetivamente o saxofone.

Sequencia musical do 4º bloco

14 – K-Xintema, com Paulo Moura, no sax, Mauricio Einhorn na gaita, Nelson Faria no violão e Tony Botelho no baixo
15 – Sempre, com o Quinteto Vila Lobos
16 – Sonoroso, com o Regional Sonoroso e Waltinho do Acordeon.

Da mesma forma que transfigurou a escrita do seu nome, K-Ximbinho, com K, hífen e X. Sebastião Barros transformou a escrita do choro, que em suas composições tem apenas duas partes, aos invés das 3 tradicionais. A terceira parte ele deixava para as improvisações.

Sequencia musical do 5º bloco

17 – Eu quero é sossego, de K-Ximbinho e Hilon de Almeida, com Henrique Cazes no Cavaquinho & Familia Violão
18 – Ternura, com Gabriel Grossi na Harmônica
19 - K-Ximbodega, com Paulo Moura no sax

Integrante da Orquestra de Severino Araujo ainda no nordeste, K-Ximbinho veio para o Rio em onde participou da cena musical de então, onde as orquestras de jazz de Costa Oeste influenciavam as nossas orquestras. K-Ximbinho intuiu que o choro e o jazz tinham algo muito forte em comum: a improvisação. K-Ximbinho ousou e encantou ao fundir o choro com o jazz.

Sequencia musical do 6º bloco

20 – Just walking, com Paulo Moura
21- Catita, com Paulo Moura
22 – Sonhando, de K-Ximbinho e Del Loro, com Zé da Velha e Silvério Pontes

Você está conectado no Harmonia Brasil a voz da música instrumental brasileira, que faz agora uma viagem através da cordas das violas e dos violões. Começamos pelo nordeste com Heraldo do Monte, considerado pelo guitarrista Joe Pass como um dos maiores instrumentistas que ele conheceu.

Sequencia musical do 7º bloco

22 – Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil e Dominguinhos
23 – Xanduzinha, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Do nordeste para o centro-oeste, vamos ouvir a viola virtuosa de Helena Meireles, que aos 75 anos gravou seu primeiro trabalho que foi considerado pela revista Guitar Player como o melhor disco de guitarra do ano.

Sequencia musical do 8º bloco

24 – Cambaqua
25 – Saudade do meu velho pai

Do centro-oeste para o sul, vamos rever o trabalho de Yamandu Costa e seu mestre Lucio Yanez, em músicas que mostram a influência da música sul-americana em nosso imaginário popular.

Sequencia musical do 9º bloco

26 – Dois Tempos, tango de Lucio Yanez, com ele e Yamandu Costa nos violões
27 – El parana em una Zamba de Jaime Davos e Ariel Ramirez e Zamba del Grilo, de Atahualpa Yupanqui, com Yamandu Costa e Lucio Yanez nos violões


Bem querido ouvinte, o Harmonia Brasil de Hoje chegou ao fim, mas a noite continua na Universitária FM. Esperamos que você tenha gostado e que nos encontremos novamente na próxima quinta-feira para mais um Harmonia Brasil, a voz da música instrumental, que tem apresentação de PC Nascimento, produção de Pierre Debbané e apoio cultural do Estúdio Novaarte.
Boa noite e até lá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário